PE. GUILHERME DECAMINADA (1912-1994)

82 anos

Guilherme nasceu em Cis (região do Trentino-Alto Ádige, Itá1ia), aos 17 de novembro de 1912. Entrou no seminário em Verona aos 02 de setembro de 1926. Noviço aos 08.09.1931, professou aos 09.09.1932.
Veio para o Brasil aos 13.11.1.935. Ordenou-se sacerdote em Ribeirão Preto - SP aos 15.08.1.939.
Exerceu seu ministério pastoral como pároco e vigário paroquial em Ituiutaba - MG, Formosa - GO, Uberaba - MG, São Paulo – SP (Parada Inglesa) e Rio de Janeiro – RJ (Santa Cruz).
Era amigo e colega sempre disposto para tudo quanto fosse iniciativa ou trabalho. Tinha verdadeira paixão pela botânica prática. Encantava-se com a flora tropical. Gostava de longos passeios a pé, sentia prazer e entusiasmo em escalar montanha, para cujo esporte era dotado de grande resistência física.
Sem ser relapso, nem insubordinado não se atinha à pontualidade. Alimentava a realização de grandes projetos, mas sem recursos para executá-los nos primeiros anos de sacerdote. Um dos sonhos foi posto em prática quando, transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Santa Cruz do Rio de Janeiro ergueu a igreja matriz, considerada uma das maiores de toda Arquidiocese do Rio.
As Obras Sociais da paróquia, reconhecidas como entidades de utilidade pública contribuíram, a partir dos anos 50, para minimizar o sofrimento do povo pobre da região. Enquanto a igreja era construída, inúmeras salas funcionavam como consultórios médicos, gabinetes odontológicos, laboratório de análises clínicas, farmácia, cursos profissionalizantes de trabalhos manuais, corte e costura. O Cine Fátima, uma das mais modernas salas de projeção da época em toda a cidade do Rio de Janeiro foi projetado para ocupar o espaço existente no sub-solo da matriz.
Faleceu no di a 28 de abril de 1994, vítima de câncer no estômago, que o atormentou nos últimos anos de vida.
Foi sepultado no cemitério do bairro.