PE. JOSÉ LUIZ NAGALLI (1928-1990)

61 anos

José Luiz nasceu em Rio Claro - SP a 15 de agosto de 1928. Entrou em Rio Claro aos 24.02.1940. Fez o noviciado em 1944, a primeira profissão aos 09.12.1945 e a perpétua aos 09.12.1949. Foi ordenado sacerdote em Ribeirão Preto - SP aos 30 de setembro de 1952.
Exerceu o ministério em Rio Claro, Barretos - SP, Marília - SP e Campinas - SP, como formador, vigário paroquial e pároco. Foi superior provincial durante 11 anos em duas etapas.
Foi sempre muito compreensivo e amigo, um verdadeiro pai, apesar do temperamento sentimental e nervoso, às vezes, com manifestações explosivas.
Soube conduzir a província brasileira com ânimo apaixonado, convencido da importância de "confiar em Deus", mesmo quando as esperanças humanas fossem pouco convincentes.
Rodeou-se de grande número de amigos, tanto entre os confrades, como leigos, colaboradores assíduos no campo pastoral onde trabalhou.
Quando pároco em Marília, nos anos 60 participou ativamente dos primeiros sindicatos autônomos nas áreas oprimidas dos campos; criou grupos de meninos, adolescentes e jovens engraxates e jornaleiros com uma programação que compreendia catequese e formação profissional. Era um modo inteligente de preparar os jovens para enfrentar a vida com ideais fortes no estilo de São Gaspar.
Como Superior Provincial quis favorecer um trabalho pastoral que revitalizasse a Província e assim se esforçou para a fundação de uma Missão no interior da Bahia, na diocese de Livramento. Quis que fosse preparada uma pastoral vocacional no sul do Brasil, no Paraná, e sentiu como própria a Missão chilena que foi confiada à Província Santa Cruz.
Nos últimos anos foi judiado por muitos problemas de saúde na coluna e com forte diabete.
No dia 22 de abril de 1990 voltando de viagem, ao chegar a Campinas, sentiu-se mal. Levado ao hospital, deu entrada imediata na UTI. Sofreu parada cardíaca, vindo a falecer.
Foi sepultado no túmulo dos Estigmatinos em Campinas.